Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
CNF
Coleção Nacional de Fotografia
1848-01-01/2006-12-31
002553
Campo da Morte Lenta, Campo de Concentração do Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, 1999
1999/1999
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Campo da Morte Lenta, Campo de Concentração do Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, 1999
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002553
Title type
Formal
Date range
1999
to
1999
Dimension and support
Positivo, papel, cor, 60x90cm, cromógenea lambda durst 130
Biography or history
Pedro Medeiros (1969)
Pedro Medeiros nasceu em Coimbra, a 14 de fevereiro de 1969. A ligação com a fotografia estabelece-se desde logo entre 1993 e 1999 na qualidade de membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, com destaque para a colaboração na 16ª edição dos Encontros (1996) onde teve oportunidade de trabalhar com o fotógrafo Joel-Peter Witkin, no âmbito do projeto “Heaven and Hell”. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos em Londres, no London College of Printing (2000-2001) como Bolseiro do Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia. É também em 1997 que passa a expor regularmente, não só em Portugal, mas também em Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Brasil, Grécia, Ucrânia e Japão.
Desde 1999 que Pedro Medeiros é fotógrafo freelancer, tendo desenvolvido importantes trabalhos de documentário (direitos humanos, civis, políticos, sociais e culturais) bem como reportagem fotográfica, fotografia de estúdio, de património e arquitetura e de espetáculo (artes performativas, teatro, dança e música).
Expôs pela primeira vez no Centro Português de Fotografia em 2005 onde apresentou a inquietante mostra “Voz do Silêncio: prisões políticas portuguesas”.
Em 2015 rumou a Quioto, no Japão, onde viveu até 2017. A exposição “Hikari (luz, light)” apresentada nas instalações do Centro Português de Fotografia entre 6 de abril e 9 de junho de 2019 remete para a reflexão sobre a cultura e identidade japonesas que essa vivência lhe proporcionou.
Nos últimos anos tem colaborado com inúmeras instituições e empresas no âmbito de trabalhos de investigação, encomenda fotográfica e projetos de exposição e edição, com particular relevo para as participações nas capitais da Cultura: Coimbra 2003 – Capital Nacional da Cultura e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. De referir igualmente a colaboração com instituições como o OTSH – Observatório do Tráfico de Seres Humanos do Ministério da Administração Interna, a Embaixada de Portugal em Tóquio e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto. Em Coimbra, sua cidade natal, a lista é, naturalmente, bastante mais extensa, pelo que se destacam especialmente as colaborações com a Câmara Municipal e a Universidade. Neste último caso, mais concretamente com as Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação, Medicina e Economia, com o CES – Centro de Estudos Sociais e com o Centro de Documentação 25 de Abril.
Para além de ter concebido trabalho para projetos que estiveram na origem da edição de monografias tais como The Legendary Tiger Man – In Cold Blood – A Sangue Frio (2004), Voz do Silêncio – Prisões Políticas Portuguesas (2006), e Ausência: Paisagem Urbana e Social (2007), produziu obra fotográfica editada em suporte discográfico para diversos artistas, designadamente, The Legendary Tiger Man (entre 2001 e 2006), os Grupos de Fado de Coimbra e Torre D’Anto (2007 e 2008) e a Brigada Victor Jara (discografia completa lançada em 2015).
Em 2002 doou ao Centro Português de Fotografia uma das imagens da série “Sherwood – uma história universal” e em 2005 a instituição adquire por compra uma das imagens da série “Voz do Silêncio: prisões políticas portuguesas”. Ambas foram integradas na Coleção Nacional de Fotografia. O seu trabalho encontra-se igualmente representado em diversas coleções publicadas e privadas de relevo: CAV Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia, Ministério da Cultura – Direção Regional da Cultura Centro, Ministério da Justiça – Direção-Geral dos Serviços Prisionais, Fundação Inês de Castro e Universidades de Estudos de Tóquio e Quioto, entre outras.
Acquisition information
Adquirida por compra ao autor em 2005.
Scope and content
Faz parte da série "Voz do silêncio: prisões políticas portuguesas".
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Reproduzível (com exceção de finalidades comerciais que carecem de autorização do autor)
Physical location
Depósito Geral Estante 10 Prateleira 31
Language of the material
Português
Notes
Suporte: colada em k-line
Creation date
10/04/2008 00:00:00
Last modification
30/06/2021 13:12:44
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled