Digital representation
Digital representation thumbnail

Exposition Universelle d' Anvers 1894 - Section Portuguese

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0001
Title type
Formal
Date range
1894-05-05 Date is certain to 1894-11-05 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (31,5x24,5x5,5 cms); com 38 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata (DOP))
Extents
1 Álbuns
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Álbum relativo à Exposição Universal era uma Feira Mundial, que decorreu em Anvers, na Bélgica, entre 05 de Maio e 5 de Novembro de 1894. Cobriu 265.000 m2 e atraiu 3 milhões de visitas.



Portugal foi um dos países participantes com 110 expositores, divididos por categorias, desde fotografia a silvicultura, passando pelo comércio, indústrias químicas, metalúrgicas, alimentares e de vestuário.



O Presidente da comissão portuguesa foi Emile Ceulemans, Cônsul do Congo em Lisboa e foram membros convidados o Conde de Burnay e Ernest Empis, cônsul e vice-cônsul da Bélgica em Lisboa, José Guilherme Macieira e Carl Jerosch, comerciantes de Lisboa, o conselheiro Dr. Venâncio Augusto Deslandes, diretor da Imprensa Nacional, o artista Rafael Bordalo Pinheiro, vice-cônsul da Béligica no Porto, Eduardo Pinto da Silva, os comerciantes do Porto Clemente Menéres e Emílio Augusto Dias, o cônsul da Bélgica em Portimão, José Libano Gomes, o vice-cônsul da Bélgica em Setúbal, João Pedro Torlades O'Neill, cônsul da Bélgica na Madeira, cavaleiro de Bianchi, o engenheiro e comerciante belgas, Julien de Puydt e Ernest Lowet e ainda o barão Reynold von Haeften, secretário-adjunto do Comissariado dos Assuntos estrangeiros.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, nomeadamente porque é uma obra orfã (autor desconhecido ou não localizado).
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 15
Previous location
2555
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Notes
Título atribuído: Exposição Universal de Antuérpia - 1894: Secção Portuguesa
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
31/05/2023 10:57:30
Record not reviewed.