Digital representation
Digital representation thumbnail

A arte e a natureza em Portugal - Volume segundo

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0020
Title type
Formal
Date range
1902 Date is uncertain to 1903 Date is certain
Dimension and support
1 livro (30x40cm); com 50 documentos fotográficos em papel (fototipia)
Extents
1 Livros
Author
J. A. Cunha Morais
Material author's name
J. A. Cunha Morais
Biography or history
A Emílio Biel & Cª. - Editores é o resultado da divisão da firma Emílio Biel & Cª em duas grandes seções e das indústrias gráficas (fotografia, fototipia e litografia), da qual fazia parte o sócio Fernando Brütt, e a seção de publicações, para a qual Biel fez sociedade com J. A. Cunha Moraes, com quem já tinha trabalhado na edição de "África Occidental" e que, tinha regressado definitivamente de Angola em 1897.

Assim, Cunha Morais, ficou como responsável pela secção de publicações e pelo trabalho como fotógrafo e, nasce a primeira obra desta sociedade a "A Arte e a Natureza em Portugal", dirigida conjuntamente com F. Brütt.

Com o advento da I Grande Guerra, em 1914, Biel é obrigado a ausentar-se para o estrangeiro e com a sua morte em 1915 a Casa entra numa fase de declíneo e com a declaração de guerra da Alemanha a Portugal, o Estado confiscada os bens aos herdeiros e em Maio desse ano é nomeado um depositário-administrador (Júlio d'Oliveira) que tenta manter a oficina. Fernando Brütt arremata em hasta pública (1920) o espólio e com Cunha Moraes e Marques de Abreu, a quem o segundo se associara também após o seu regresso a Portugal, terão comprado parte desses bens. Uma outra parte, segundo as herdeiras, foi adquirida por compra pela "Companhia Portuguesa Editora, Lda" (sucessora de antigas livrarias do Porto), de José Augusto da Costa. Foram herdeiras de José da Costa, Maria Eugénia Samaritana Pedrosa da Costa Simões e a Margarida Madalena Macedo Costa Soares.

Em 1982, e após negociações com o IPPC (Instituto Português do Património Cultural), as quais foram infrutiferas, a parte que coube a Eugénia da Costa (cerca de 400 chapas, fototipias e outros documentos em papel), foi vendida em leilão, pelas Galerias Vandoma.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
A obra " A arte e a natureza em Portugal", publicada em 8 volumes, entre 1902 e 1908, é o resultado da colaboração e sociedade da Emilio Biel & Cª - Editores, com Cunha Morais e F. Brutt, os quais dirigiram a publicação e foi impresso na Tipografia de António José da Silva Teixeira.



É uma obra bilingue, em português e francês



Cada volume tem uma introdução, um índice de fototipias, bem como cada área geográfica abrangida tem um artigo de apoio a cada fotografia tem também um texto explicativo sobre a mesma, e inclui fotografias de monumentos, obras de arte, costumes e paisagens, neste caso de Lisboa, Guimarães, Évora, Vila do Conde, Alcaobaça, Porto, Viana do Castelo, Leça do Balio e Maia.



Foram colaboradores de escrita, neste volume, Vicente Almeida d' Eça, José Caldas, Gabriel Pereira, M. Vieira Natividade, João d' Oliveira Barros, Dr. L. de Figueiredo Guerran e o Dr. Luís de Magalhães.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 13
Previous location
2574
Language of the material
Português e Francês
Type of container
Livro
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 11:33:05
Record not reviewed.