Digital representation
Digital representation thumbnail

Relatório de Tirocínio do 5º ano do curso de Engenheiro Agrónomo

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0027
Title type
Formal
Date range
1936-04 Date is certain to 1936-04 Date is certain
Dimension and support
1 livro (23x17,3cm); com 12 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Livros
Biography or history
Américo Augusto Fragata Júnior concluiu o curso de engenheira agrónoma no Instituto Superior Agronomia de Lisboa em 1937, com a tese "O algodoeiro na Provincia de Angola. Também foi em Angola, junto Serviços Pecuários de Angola que realizou o seu tirocínio, no ano de 1936.

Colaborou com a "Gazeta do Agricultor" de Lourenço Marques. Trabalhou no Ministério do Ultramar, junto do Gabinete dos Negócios Políticos. Em 1972 elaborou um Estudo sobre a cooperação agrícola em Portugal e em Angola.
Functions, ocupations and activities
Engenheiro agrónomo
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O relatório, com 52 folhas, foi realizado por Américo Augusto Fragata Júnior, no âmbito do tirocínio do curso de Engenheiro Agrónomo, do Instituto Superior de Agronomia. O tirocínio terá sido realizado nos Serviços Pecuários de Angola. Com o relatório vinha uma carta dirigida a D. Manuel de Bragança, entregue em mão própria, com o seguinte teor "Meu caro D. Manuel, trouxe-me o aluno Fragata este relatório de tirocínio para que como Director da extinta Estação Agrária, em que ele tirocinou, que informem da aplicação que ele teve durante o tirocínio. Vinha pedir-lhe que me habilite com qualquer informação relativa à aplicação por ele revelada. Quanto ao relatório em si não sei compreender como é que brotou do contacto com a vossa pobre estação tanta ciência colonail! Seu amigo (assinatura ilegível)"



O relatório incide sobre a criação de bovídeos em Angola tendo em atenção o trabalho desenvolvido pelos Serviços Pecuários de Angola, sob a direção de Artur de Almeida d'Eça, especialmente na Estação Zootécnica do Sul em Humpata. Apresenta também mapas e estatisticas sobre produção e exportação, dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela empresa "Angola Estates, Lda", com sede em londres e filial em Silva Porto, Kuito, desde 1975. Contém imagens da criação de bovídeos dessa empresa.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 14
Previous location
2581
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 12:18:23
Record not reviewed.