Digital representation
Digital representation thumbnail

[Álbum de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva]

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0033
Title type
Atribuído
Date range
1850 Date is uncertain to 1883 Date is uncertain
Descriptive dates
[1850-1883]
Dimension and support
1 álbum (31,5x38x4 cms); com 129 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, terceiro filho de uma prole de oito, nasce a 22 de Setembro de 1821, na freguesia de S. Martinho, em Pombal e morre a 14 de Fevereiro de 1883, em Lisboa, com 62 anos.



Filho de Manuel Ferreira de Seabra da Mota e Silva e de Ana Felícia de Seabra e Sousa. Seu pai foi juiz do Supremo Tribunal de Justiça, deputado em 1840/41, escritor e poeta e em 1869, recebeu do rei D. Luís, o título de barão de Mogofores.



Era sobrinho de António Luís de Seabra e Sousa, que foi par do Reino, juiz conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça, deputado e reitor da Universidade de Coimbra e a quem, em 1865, o rei D. Luís atribuiu o título de visconde de Seabra.



Nos anos de 1844 e entre 1847 e 1851, Antero frequenta a Academia de Belas Artes do Porto, como aluno ordinário, tendo-se inscrito nas disciplinas de anatomia e perspectiva, desenho e perspectiva.



Com 31 anos, a 9 de Fevereiro de 1852, casa com Hermínia Augusta Cardoso de Carvalho, neta do juiz conselheiro Vicente Nunes Cardoso, da qual fica viúvo no início do ano seguinte, por doença grave. Anos mais tarde casa com Rita Augusta da Silva, de quem teve seis filhos, de entre os quais Amando Artur Ferreira de Seabra, distinto agrónomo fixado na região de Leiria, por casamento com Carolina Marques da Costa Guerra e o mais novo, o Doutor Antero Frederico Ferreira de Seabra, conhecido naturalista e professor de zologia da Universidade de Coimbra.

Vivendo em época de lutas liberais Antero Seabra da Mota e Silva foi militar.

Terá começado a fotografar por volta de finais dos anos 50, por altura da sua passagem pela Academia de Belas Artes. Participa em diversas exposições, como é caso da Expoisção Industrial do Porto, em 1861 e a Exposição Agrícola de Braga, em 1863, na qual tem como função documentar fotograficamente a a mesma. Entre 1857 e 1868 colabora com o jornal "Archivo Pitoresco".
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior, contudo pelas inscrições do álbum terá pertencido a alguém da descendência dos Seabra, sendo que na monografia dos Mogofores há fotografias iguais.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O presente álbum é um álbum pessoal com retratos de familiares e amigos, vistas e monumentos de Guimarães, Viana do Castelo, Braga, Ponte de Lima, Barcelos, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Leça do Balio, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Lisboa. Algumas destas imagens são muito raras.

O álbum inclui ainda dois auto-retratos.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 04
Previous location
2587
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo da Torre do Tombo, no fundo Antero de Seabra, filho do autor deste álbum. PT/TT/AS.
Publication notes
Reis, José Manuel de Seabra da Costa, Genealogia da família Seabra de Mogofores, Edição do Autor, 1998.
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
25/08/2021 14:09:52
Record not reviewed.