Digital representation
Digital representation thumbnail

Álbum Caminho de Ferro do Douro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0034
Title type
Formal
Date range
1885 Date is uncertain to 1887 Date is uncertain
Dimension and support
1 álbum (47x64x4 cms); com 34 documentos fotográficos em papel (fototipia)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Emílio Biel nasceu em Amberg, Baviera, em 1838 e faleceu no Porto em 1915.



Comerciante e industrial. Em 1857 estabelece-se em Lisboa, como empregado da casa Henrique Schalk, mas em 1860, vem para o Porto, como representante dessa firma de Lisboa. Em 1864 estabelece-se por conta própria, como negociante, fundando uma fábrica de botões. Para além desta actividade estabeleceu-se como representante de diversas empresas alemãs. Integrou várias associações de comerciantes da cidade, tais como a Associação Comercial do Porto, e o Centro Comercial do Porto



Como industrial empreendeu, por exemplo, a electrificação de Vila Real, as estações de caminho de ferro de Lisboa e Porto, entre outros.



Iniciou-se na fotografia na década de 70 e em 1873/4 comprou a casa "Fotografia Fritz", estúdio fotográfico na Rua do Almada, nº 122, Porto, e que veio a dar origem ao seu segundo estabelecimento a “E. Biel & C.ª”, no Palácio do Bolhão, na Rua Formosa, nº342.



Rapidamente se tornou um dos maiores estúdios do país. Em 1877 integrou a comissão encarregada de preparar a participação da cidade do Porto na Exposição Universal de Paris de 1878.



Em 1880 casa com Edith Katzenstein, filha do Cônsul do Império Alemão no Porto, e devido às estreitas relações que mantinha com o rei D. Fernando de Saxe Coburgo, torna-se o “Photographo da Casa Real. Mantinha, também relações com várias personalidades ligadas à cultura e à arte, os pintores Silva Porto, Marques de Oliveira, Henrique Pousão, entre outros.



A par do trabalho de estúdio, a Casa Biel iniciou as suas grandes edições na década de oitenta, com "Os Lusíadas", (1880) comemorativos do tricentenário da morte de Camões e tornou-se uma importante editora de fototipias em Portugal.



Da sociedade, desde 1900, com Cunha Morais, como responsável pelas secções de publicações e seu fotógrafo nasce a obra "A Arte e a Natureza em Portugal", publicada em 8 volumes, entre 1902 e 1908, dirigida por F. Brutt e Cunha Morais.



Obras como "Album Phototypico de vistas e Costumes do Norte de Portugal", o "Album da Exposição Distrital de Aveiro" e os álbuns que documentam a construção do Caminho de ferro em Portugal (Linha do Douro, Minho e Beiras), ou ainda os álbuns de temática religiosa, além de postais ilustrados, são também da edição da Emílio Biel & Cª.



Participou nas Exposições Universais, foi-lhe atribuída Medalha de Ouro no Rio de Janeiro e de prata em Viena.



Com o advento da I Grande Guerra, em 1914, Biel é obrigado a ausentar-se para o estrangeiro e os bens do fotógrafo alemão, que entretanto falece em 1915, são confiscados pelo estado em 1916. Cunha Moraes e Marques de Abreu, a quem o primeiro se associara, terão comprado parte desses bens em hasta-pública (1920). A outra parte, segundo as herdeiras, foi adquirida por compra pela "Companhia Portuguesa Editora, Lda" (sucessora de antigas livrarias do Porto), de José Augusto da Costa. Foram herdeiras de José da Costa, Maria Eugénia Samaritana Pedrosa da Costa Simões e a Margarida Madalena Macedo Costa Soares.



Em 1982, e após negociações com o IPPC (Instituto Português do Património Cultural), as quais foram infrutiferas, a parte que coube a Eugénia da Costa (cerca de 400 chapas, fototipias e outros documentos em papel), foi vendida em leilão, pelas Galerias Vandoma

Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Este álbum é produzido por Emílio Biel, entre 1885 e 1887, quando se encontra à frente da Casa Fritz, situada na Rua do Almada, no Porto, com o intuito de fazer o levantamento documental e fotográfico sobre a construção do caminho de ferro em Portugal.



Os trabalhos da Linha do Douro iniciaram-se em 1873, tendo sido aberto à exploração o troço Ermesinde – Penafiel em 1875 e, estabelecida a ligação à Régua em 1879. A data de conclusão entre Barca D'Alva e Porto ocorreu em 1887.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 12
Previous location
2668
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 10:31:21
Record not reviewed.