Digital representation
Digital representation thumbnail

O contemporâneo (Letras, Artes e Sciencias) - Volume IV

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0049
Title type
Formal
Date range
1881 Date is certain to 1882 Date is certain
Dimension and support
1 livro (31x24x1,5cm); com 28 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Livros
Colaborator's name
Fotógrafo: A. Fillon e Photographia Contemporanea
Biography or history
O "O Contemporaneo" foi um jornal dedicado ao teatro e à literatura, que publicava em fotografia retratos de diversos artistas e escritores. Foi fundado em 1876, por João Salvador Marques da Silva (1844-1907), autor dramático, actor, ensaidor, jornalista e empresário. A propriedade do jornal passou depois para as mãos do jornalista João d' Almeida Pinto.



O jornal deixou de ser publicado nos finais de 1886, com o número 155. Contudo o seu objecto foi incorporado numa outra publicação da empresa de João d' Almeida Pinto, no jornal "Commércio e Industria" que passou a ter o subtítulo de "Sciencias, Artes e Letras".



O seu quadro incial de redatores era constituido por Gervásio Lobato, Pedro Vidoeira, Salvador Marques e Sousa Bastos, entre tantos outros colaboradores.

Ao nível da fotografia tinha a colaboração do fotógrafo Alfred Fillon e da Photographia Contemporanea, na Rua do Arco da Graça em Lisboa.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
"O contemporâneo" era como declarou o seu diretor, no primeiro número, "uma folha destinada de preferência a assuntos de teatro e literatura" e poder-se-ia "dedicar igualmente a revistas de bellas-artes e chronicas da actualidade.



Este livro condensa 25 números do jornal.

Cada número é dedicado a um artista, contendo uma fotografia do mesmo e uma biografia, seguida de outras notícias dedicadas à temática, bem como divulgava os acontecimentos relacionados com o teatro.



Neste livro econtram-se também, soltos, os nrs.46, de 1878, o 93, 2ª edição de 1881 e o 107 de 1882.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 15
Previous location
4252
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existe um outro volume, o Vol. IV, com 35 albuminas, nesta mesma Coleção, de 1875 a 1876. PT/CPF/CNF-CALVB/0032.
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 14:13:10
Record not reviewed.