Digital representation
Digital representation thumbnail

Panorama Photographico de Portugal [1869 - 1874]

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0052
Title type
Formal
Date range
1869-11 Date is certain to 1874-12 Date is certain
Dimension and support
1 jornal encadernado (24,5x17x6 cm); com 49 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Livros
Biography or history
O jornal ”Panorama Photográphico de Portugal” era um jornal conimbricense, de caráter literário, ilustrado com estampas, propriedade e direção de Augusto Mendes Simões de Castro (1845 - 1932), que foi editado entre Novembro de 1869 e Dezembro de 1874. A redação do jornal ficava na Rua do Visconde da Luz, nº 15, em Coimbra e era impresso pela Imprensa da Universidade.



Eram colaboradores literários do jornal foram Abílio Augusto da Fonseca Pinto, Acácio M. Cabral Macedo e Gama, Algredo Ansur, D. Amélia Janny, António Francisco Barata, António José Teixeira, António Maria Seabra de Albuquerque, Augusto Filipe Simões, Cândido Figueiredo, Francisco António Rodrigues de Gusmão, Ignacio de Vilhena Barbosa, João de Sousa Araújo, José Alves de Mariz, José Frederico Laranjo, José Silvestre Ribeiro, José Simões Dias, Luiz Carlos Simões Ferreira.



Dos colaboradores artísticos constava a Photografia Académico-Conimbricense, propriedade de Adriano da Silva e Sousa, o fotógrafo amador Carlos Relvas



Como a própria publicidade dizia de "cada número consta de uma fotografia representando um monumento ou um edifício notável, uma paisagem pitoresca, uma curiosidade natural ou artistica, e de um número de páginas nunca inferior a oito, em formato de oitavo máximo. ... O intervalo da publicação de um número a outro não excederá a um mez."





Augusto Mendes Simões de Castro era um "Bibliófilo e bibliógrafo muito distinto e erudito" e por isso de Fevereiro de 1884 a 1894, foi nomeado "para continuar a catalogação e inventários…e substituir nos seus impedimentos o lente bibliotecário Bernardo de Serpa". E, para além de ter fundado o jornal "Panorama Photographico de Portugal escreveu para o "Archivo Pittoresco", publicou o "Guia Histórico do Viajante de Coimbra e arredores…", "O Guia do Viajante no Buçaco" e fundou ainda a revista "Portugal Pittoresco".
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O jornal ”Panorama Photográphico de Portugal” para além dos diversos "artigos concernantes, às fotografias de cada número representando um monumento ou um edifício notável, uma paisagem pitoresca, uma curiosidade natural ou artistica, continha outros assuntos de "epigrafia, bibliografia, biogradfia, heraldica, numismática, história literária, romances, contos, poesias, etc."



Este livro condensa os primeiros quarto volumes do jornal, entre 1869 e 1874, com vistas e monumentos da cidade de Sintra, Coimbra, Batalha e Figueira da Foz, vistas das cascatas da Serra da Estrela, do rio Mondego, do rio Douro em Vila Nova de Gaia, do castelo de Almourol, do Convento de Tomar e do Convento dos Jerónimos, na freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa.



Estas fotografias são na sua maioria da Photografia Académico-Conimbricense, propriedade de Adriano da Silva e Sousa e do fotógrafo amador Carlos Relvas, contudo há algumas, que são cópias, realizadas por Thurston Thompson South, para o Kensington Museum, em Londres, tendo a publicação tido autorização para as reproduzir.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
4255
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, na Coleção Nacional de Fotografia - Colecão Alcídia e Luís Viegas Belchior. PT/CPF/CNF-CALVB/0007 e PT/CPF/CNF-CALVB/0008.
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
31/05/2023 11:18:41
Record not reviewed.