Digital representation
Digital representation thumbnail

[Maria Carlota Novaes Pinto com trage tradicional]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/NP/000051
Title type
Atribuído
Date range
1926 Date is certain to 1926 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 8,5x13,5cm, gelatina e sal de prata
Author
A. Kurt Silva Pinto
Material author's name
A. Kurt Silva Pinto
Biography or history
Augusto Kurt da Silva Pinto (1891/5(?)-1959) nasceu em Angola. Filho de Celestino de Silva Pinto e Emília Ferreira da Silva Pinto. Do seu padrinho, maçon de origem germânica, obteve o nome Kurt, pelo qual passaria a ser conhecido. Entre 1908 e 1910 Kurt Pinto foi secretário do jornal "Commercio e Industria: Sciencias, Artes e Letras". Passa pela Photographia Vasques, onde também trabalha Mário Novais, que viria a ser seu cunhado. Entre 1920-25 é diretor-técnico da “Photo-Palace”, na rua Ivens 32-34, morada que foi do estúdio de seu sogro Júlio Novais, o que leva a supor que ele e Lucília Novaes, sua mulher, se tornam sucessores daquele no estúdio até à sua morte. Em 1926 os trabalhos de A. Kurt Silva Pinto têm já o cunho de Photo-Avenidas, na Av. Marquês de Tomar e posteriormente nos anos 40/50, Kurt Pinto passa a designar-se Técnico fotográfico com morada na rua da Emenda, 5, 1º, Lisboa. Colaborou com a Câmara Municipal de Lisboa no registo fotográfico das transformações urbanísticas operadas na capital portuguesa nas décadas de 30 e 40 do século XX. Ainda nesse período, vai trabalhar, com as Companhias Reunidas Gás e Electricidade (CRGE). Fez também a reportagem sobre a Central Tejo, retratando o trabalho que aí se fazia e os trabalhadores.

Casou om Lucília Novaes Pinto (1897-1961) filha do fotógrafo Júlio Novaes, com quem terá 5 filhos (Mª Helena, Mª Madalena, Mª Carlota, João e Jorge Novaes Pinto. A filha Maria Madelena seguirá os passos da família tornando-se operadora de estúdio.
Scope and content
A fotografia tem formato bilhete postal. A retratada é filha de Lucília Novaes e Augusto Kurt Silva Pinto (diretor técnico da Photo Palace). Numa outra fotografia igual, na posse da família, havia a inscrição de "Com um sorrriso dos meus cinco anos".
Marks
No verso: (carimbo) A. Kurt Silva Pinto, Avenida Marques de Tomar, 43, r/c, Lisboa
Access restrictions
Acessível (nos termos do nº 2 e 3 do artº 79º do C. Civil) por deste retrato não resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro, bem como há autorização do doador, na parte que lhe cabe.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, face às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e as exceções do nº 2 e nº 3 do Artigo 79º do Código Civil. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral Estante 11 Prateleira 05
Language of the material
Português
Creation date
21/10/2022 14:55:47
Last modification
01/03/2023 13:22:43
Record not reviewed.