[Quinta e Palácio de Val Flor ou Vale de Flores, Santa Iria da Azóia]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/LB/001/0010/000007
Title type
Atribuído
Date range
1940 Date is uncertain to 1947 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, película, cor, 35mm, diapositivo cromogéneo
Biography or history
O Palácio de Vale de Flores, localiza-se em Via Rara, Santa Iria de Azoia. É uma casa de campo senhorial, um paço rural, construído no século XVI, na quinta que lhe deu o nome.

O Palácio foi mandado construir por Jorge de Barros fidalgo da casa real, feitor de D. João III na Flandres, que, para a construção escolheu uma encosta da sua propriedade, a qual tinha uma posição privilegiada em relação ao vale contíguo e com uma vista desafogada para o Tejo. Para se poder usufruir dessa paisagem a fachada principal do edifício possuía uma bela varanda ao estilo das Villas italianas renascentistas, a "loggia".

A propriedade de Vale de Flores pertenceu à família de Jorge de Barros até ao século XIX. Em 1870 a quinta é adquirida pela família Reynolds que passa a arrenda-la, perdendo importância ao nível habitacional. Durante o século XX é usada essencialmente para fins agrícolas, o que terá contribuído para a progressiva detioração, do palácio.

https://app.cm-loures.pt/portalarquivo/agenda.aspx?displayid=792
Access restrictions
Não acessível em linha (aguarda reprodução/digitalização e integração de imagens).
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, bem como dos direitos de imagem. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Physical location
Depósito SJ Estante 02
Language of the material
Português
Creation date
10/04/2024 14:56:51
Last modification
29/04/2024 16:40:13
Record not reviewed.