"Quinta do Perú"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/LB/001/0020
Title type
Formal
Date range
1940 Date is uncertain to 1951 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 44 doc. fotográficos; Suporte: película e papel
Biography or history
A Quinta do Peru localiza-se em Brejos de Azeitão e foi adquirida por António Cremer (-1733), natural de Ootmansen, Holanda, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher Catarina Sofia Cremer Van Zeller, natural da freguesia de São Nicolau, Porto, que aí pretendiam constituir um morgadio para os seus filhos, tendo dado início à construção de um palácio.

António Cremer era holandês que veio para Portugal durante a guerra de sucessão espanhola, onde serviu como almirante, como comissário geral dos almirantados das províncias unidas e depois como pagador das tropas holandesas. Cremer foi nomeado cavaleiro da “ordem de Cristo” pelos seus serviços, uma das maiores honrarias prestadas pela coroa portuguesa. Após a assinatura do tratado de Utrech em 1713, Cremer permaneceu em Portugal atuando como diplomata holandês. Em 1725, Cremer arrematou a o fabrico da pólvora par ao exército, marinha e fornecimento geral do país, tendo sido nomeado por D. João V Intendente da Pólvora do Reino.

Com a morte de António em 1833 toma conta da propriedade o seu filho Maurício José Cremer, as propriedades passaram à posse da filha, que não possuindo descendentes, interrompe a continuação do vínculo do morgadio dos Cremer.

Tendo falecido António Cremer, continuou na gerência das fábricas de pólvora Catarina Sofia Cremer Van Zeller, sua mulher, a quem foi concedido, tal como ao marido, o titulo de «Intendente da Pólvora do Reino». A família Cremer era constituída por António Cremer, sua mulher, Catarina Sofia Cremer Van Zeller, dois filhos, António Pedro Cremer Van Zeller, que faleceu em 1755 durante o incêndio que se seguiu ao terramoto, e Maurício José Cremer Van Zeller, que herdou os bens paternos. Havia ainda uma neta, Catarina Sofia Cremer Van Zeller, filha de Mauricio Cremer, que faleceu pouco depois de se casar com um nobre português, mas sem. Assim terminou a linhagem de Cremer Van Zeller. No século XIX a Quinta pertenceu ao Visconde de Lançada e depois à família de Sousa.

Em 1941 os terrenos da quinta estavam à venda e forma adquiridos pelo casal Isabel e Manuel Espírito Santo.

Fontes consultadas em 2024-04-15:

https://azeitao.net/quintas/peru.htm;

https://portal.arquivos.pt/advanced_search?operation=children&id=oai:PT/TT:7604511;

https://quintadaconceicao.pt/pt/about/
Documental tradition
Original - diapositivo
Access restrictions
Acessível (aguarda reprodução/digitalização e integração de imagens).
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis. Não é reproduzível, por razões protocoladas com o autor, para finalidades que possuam carácter comercial ou qualquer intuito de obtenção de ganhos ou lucros.
Physical location
Depósito SJ Estante 02
Language of the material
Português
Type of container
Envelope
Notes
Nota à Data: A data das imagens será entre finais de 1939/ 1940 e 1947, atenta a data da introdução do filme colorido "Kodachrome", que ocorreu em 1935 e as datas em que o autor/produtor regressa dos Estados Unidos da América, em setembro de 1939, onde se encontrava desde 1936, e o seu regresso em 1947, ao ser afastado na EAN, por motivos políticos.
Creation date
11/04/2024 16:42:57
Last modification
29/04/2024 17:36:56
Record not reviewed.