Fundação Calouste Gulbenkian

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/FCG
Title type
Atribuído
Date range
1850-01-01 Date is uncertain to 2001-12-31 Date is uncertain
Prominent dates
2.ª Metade do séc. XIX - Séc. XX
Dimension and support
Dimensão: 70972 doc. fotográficos, 35mm, 6x9cm, 9x12cm, 18x24cm, entre outros. Suporte: vidro, papel, plástico.
Custodial history
Esta documentação provém do extinto Arquivo de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Uma parte desse espólio foi integrado na Biblioteca de Arte da F.C.G., em Outubro de 2001, e outra parte depositado no Centro Português de Fotografia, através de um protocolo celebrado a 17 de Dezembro de 2001, com o intuito de este preservar, conservar e disponibilizar a sua consulta.
Acquisition information
Depositado no Centro Português de Fotografia, através de um protocolo celebrado a 17 de Dezembro de 2001.
Scope and content
Esta documentação compreende várias coleções, como dos fotógrafos Mário Novais (Coleção nº 3), Horácio Novais (coleção ) com fotografias de localidades de Portugal, eventos sociais, acontecimentos, usos e costumes, arte, personalidades, desporto, indústria), e ainda outras coleções: n.º 25 - Olaria em Portugal, col. n.º 42 - A Casa Limiana, col. n.º 47 - Estudo Estético Documental sobre os Eléctricos da Carris, col. n.º 48 - Livro das Ruas da Cidade de Braga, col. n.º 59 - Foto Hilda, col. n.º 69 - Primeira Bienal de Artesanato de Vila Nova de Cerveira, col. n.º 70 - Cerâmica de Viana do Castelo, col. n.º 75 - Olaria do Alentejo, col. n.º 83 - Casa Museu José Régio de Vila do Conde, col. n.º 87 - Casa Museu Dr. Frederico Freitas, col. n.º 89 - Slides do Instituto de Tecnologia Educativa e de Alpha e Omega para Fins Didácticos e Educativos, col. n.º 97 - Portugal a Cores, col. n.º 101 - Diversos de Eduardo Gageiro, col. n.º 103 - Varela Pecurto, col. n.º 105 - Slides diversos 35 mm cor, col. n.º 110 - Ficheiro Geral de Slides, col. n.º 120 - O Artesanato de Cestaria da Madeira Rachada, col. n.º 121 - Subsídios Etnográficos para a História do Concelho de Cabeceiras de Basto, col. n.º 138 - Exposição de Arte Infantil, col. n.º 139 - Inauguração do Museu do Caramulo, col. n.º 143 - Minas de S. Domingos, col. n.º 150 - Pintura e Decoração das Embarcações Portuguesas, col. n.º 153 - Exposição da Senhora do Cabo, col. n.º 158 - Ordenamento Paisagístico da Colónia Agrícola da Gafanha.
Documental typology
Polaridade: negativos e positivos. Cor: p/b e cor. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata, cromógenea.
Arrangement
Classificação, organização e ordenação de acordo com o estabelecido pela entidade detentora.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital, no CPF e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. As imagens ainda não digitalizadas estão acessíveis ao público mediante envio de pedido escrito, com indicação das temáticas e do fim a que se destina a pesquisa.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF ou F.C.G.. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário em papel.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 159 doc. fotográficos de Horácio Novaes no Centro Português de Fotografia. PT-CPF-HN.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
16/03/2022 11:57:37
Record not reviewed.